A doação de leite humano é um ato de amor e solidariedade, já que esse alimento é o mais importante para a saúde e o desenvolvimento do bebê, principalmente os prematuros ou com alguma patologia, internados nas UTIs neonatais.
Pensando nisso, apresentamos a seguir um passo a passo para te ajudar com a doação de leite materno, além de informações para conscientizar sobre a importância desse ato.
De acordo com o Ministério da Saúde, o leite humano é capaz de reduzir em 13% as mortes evitáveis em crianças menores de 5 anos de idade. Além disso, as evidências científicas indicam que os recém nascidos que consomem esse alimento, no período da internação na UTI neonatal, possuem mais chances de recuperação e de terem uma vida mais saudável.
Outro benefício do leite é reduzir o tempo de internação e as possibilidades de complicações e reinternações após a alta.
Por isso, neste Dia Mundial de Doação de Leite Materno, convidamos as mães lactantes a doarem o seu leite de uma maneira simples e segura. Qualquer quantidade desse alimento doado é importante.
A seguir, apresentamos as orientações de como doar o leite materno:

Passo a Passo para doar o leite materno
• Prenda o cabelo e cubra a boca com um lenço ou utilize uma máscara;
• Faça a higiene das mãos e antebraços antes de manusear a bombinha;
• Higienize o local onde será feita a coleta;
• Faça a coleta em um recipiente de vidro esterilizado;
• Deixe um espaço de 2 dedos na tampa para evitar que o vidro quebre após congelado;
• Armazene o leite no congelador por 15 dias;
• Após esse período, leve-o até um banco de leite ou ligue para o número 136.
Postos de coleta de leite materno

Bancos de leite materno
A FIOCRUZ criou uma página para você pesquisar o banco de leite materno mais próximo da sua residência, basta clicar aqui. Outra maneira de se informar sobre a doação é por meio do número 136.
Ajude a salvar vidas, doe leite materno!
Leia também: Como se preparar para a amamentação