Conheça os principais sinais que você deve observar

Ainda que você estude bastante sobre o final da gestação, pode acontecer de chegar a 40ª semana com a seguinte pergunta: Como vou saber o momento que entrarei em trabalho de parto?
Para te ajudar com essa questão, que certamente passa pela cabeça da maioria das gestantes, apresentamos a seguir alguns dos sinais que podem indicar que você está iniciando o tão esperado momento do nascimento. ✨️
Mas lembre-se de avisar a equipe que irá acompanhar o seu parto, antes de ir para a maternidade, tá bem?
Endurecimento da barriga
A barriga endurece quando o útero se contrai; esse movimento também causa dor. Por isso, é importante acompanhar esse sintoma durante 10 minutos (dentro desse período, você vai sentir várias contrações). Depois desse tempo, normalmente, a barriga relaxa e a dor passa como se nada tivesse acontecido.
Eliminação do tampão mucoso
Normalmente, o tampão mucoso é expelido entre a 37ª e a 42ª semana. A sua cor varia de transparente a marrom avermelhado, com consistência gelatinosa. O objetivo do tampão é evitar que as bactérias e os microorganismos da vagina entrem em contato com o útero.
Perda de água pela vagina
A perda do líquido amniótico indica a ruptura das membranas ou “bolsa das águas”, que envolvem o bebê e preenchem a cavidade uterina durante a gestação. Elas podem sair aos poucos ou em grande quantidade, acompanhadas ou não de contrações. O rompimento pode acontecer no começo ou no fim do trabalho de parto. A equipe precisa ser avisada, para identificar se ocorreu, de fato, a ruptura da bolsa.
Saiba como cronometrar as contrações
Marque o início da dor ou do incômodo na barriga (você a sentirá dura) até o relaxamento dela, com a ausência do desconforto. O relógio, o bloco de notas, o cronômetro e até os aplicativos de celular são indicados para cronometrar as contrações.
Quanto tempo dura um trabalho de parto?
Na primeira gestação, o trabalho de parto oscila de 12 a 18 horas. O segundo parto é mais breve e pode variar entre 6 e 8 horas.
Como identificar um falso trabalho de parto?
Contrações uterinas no final da gravidez são comuns, mas elas são irregulares, não causam dor e nem dilatação no colo do útero, apenas cólicas discretas.
Quando acionar a sua equipe de parto?
Quando a gestante tem histórico de partos rápidos ou já passou da data prevista e ainda não sentiu as contrações; se a dor persistir, independente do tempo das contrações, que varia de duas a três vezes, a cada 10 minutos ou no momento em que a bolsa amniótica se romper, e começar um sangramento vaginal vermelho vivo.
Esperar a hora faz parte do parto humanizado
As contrações esporádicas também chamadas de treinamento ou de Braxton Hicks começam a partir da 37ª semana. Elas preparam o colo do útero para o trabalho de parto. A partir daí, começa a fase da latência.
As contrações são desconfortáveis, mas não têm regularidade. A fase ativa começa com contrações ritmadas. O intervalo de tempo diminui e a intensidade das contrações aumentam.
Leia também: Você sabe a importância da Rede de Apoio no seu pós-parto?