Você sabe a importância da Rede de Apoio no seu pós-parto?

Facebook
Twitter
Pós-parto: quem vai cuidar de vocês?

A empatia está sempre presente em nossas conversas de parto e amamentação, porque além de profissionais da saúde, também somos mães, que sentiram e ainda sentem as dores e as alegrias de cada uma das fases da maternidade.  

Entre elas está a do puerpério, um período que demanda adaptação a uma nova rotina de cuidados, quase que em tempo integral com o seu/sua filho (a).

Mas quem irá cuidar de você? Essa pergunta deve ser feita, também, às pessoas que estarão a sua volta, durante esse período. Afinal, esse momento envolve muitas mudanças para todos e, por vezes, a necessidade de um suporte às questões físicas e, principalmente, psicológicas.

Nesse sentido, queremos te convidar para uma conversa sincera sobre a importância da Rede de Apoio, que deve SIM, fazer parte do seu planejamento. Então, senta aqui e chama quem quiser para ler esse texto, que tem a proposta de discutir, reforçar e conscientizar quem estiver a sua volta ao longo dos primeiros meses do seu bebê.

Antes de começarmos, queremos te lembrar que nós, da “Conversa de Parto”, estamos aqui para te apoiar nessa jornada. Arrasta para o lado e saiba mais sobre este assunto tão necessário.

Afinal, precisamos acabar com o mito da “mãe guerreira”, que tudo suporta, pois isso só coloca a mulher em um lugar de sobrecarga, sendo que todas nós precisamos de uma rede de acolhimento e apoio.

Pós-parto

Sabemos que o pós-parto é uma fase delicada, até mesmo para aquela mãe que se informou, planejou e deixou tudo preparado para o início do puerpério. Por isso, é importante ser mais tolerante com você mesma, não queira dar conta de tudo sozinha.

Seu momento

É importante considerar os momentos de relaxamento e prazer ao longo desse período de mudanças físicas e desgaste emocional. 

Diálogo

Ainda na gestação e durante o seu pré-natal, converse com a sua equipe de obstetra, enfermeiras e outros profissionais, pense no seu puerpério. Tente antecipar as possíveis dificuldades e esteja preparada para uma fase, provavelmente, um pouco mais sensível.

Nesse sentido, sugerimos delegar funções e priorizar o seu autocuidado, na intenção de ter um pós-parto mais leve.

Amamentação

Outro ponto importante durante esse período, é o aleitamento materno: vale lembrar que a sua prática não é inata ao ser humano e, portanto, a rede de apoio também se faz necessária durante esse momento.

Você precisará de ajuda, SIM, para colocar o bebê para arrotar; de uma pessoa para levar água enquanto você nutre o seu bebê. Ou seja, é importante auxiliar a puérpera e desmistificar a imagem de supermulher, propondo um outro ângulo sobre a maternidade.

E se você estiver se sentindo bem, a amamentação e o vínculo com seu bebê também vão fluir bem! Cuide-se e prepare-se para seu pós-parto ou se preferir, puerpério.

Leia também: Sinais que indicam o início do Trabalho de Parto